terça-feira, 29 de dezembro de 2009
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Rock and roll
O rock and roll (também conhecido como rock 'n' roll) é um tipo de música que surgiu nos Estados Unidos da América no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, com raízes em sua maioria em gêneros musicais afro-americanos, e rapidamente se espalhou para o resto do mundo.
Os instrumentos mais comuns no rock and roll são uma ou duas guitarras elétricas (uma base e outra solo), um contrabaixo (depois de meados dos anos 1950, um baixo elétrico) e uma bateria. Nos primórdios do rock and roll, entre o final dos anos 1940 e início dos anos 1950, também se utilizava o piano ou o saxofone freqüentemente como instrumentos bases, mas estes foram substituídos ou suplantados geralmente pela guitarra a partir da metade dos anos 1950.
A batida é essencialmente um blues boogie-woogie com um contratempo acentuado, este último quase fornecido por uma caixa clara. A enorme popularidade e eventual visão no mundo inteiro do rock and roll deu-lhe um impacto social único. Muito além de ser simplesmente um gênero musical, o rock and roll - como visto nos filmes e na televisão, ests uma mídia que se desenvolvia àquela época - influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Ele começou a gerar vários sub-gêneros - muitas vezes sem o contratempo característico originário- que são mais propriamente chamados simplesmente Rock.
Twist
Estilo de dança de inícios da década de 60, introduzido por Chubby Checker com o seu tema "The Twist". Caracterizado por movimentos simples de torção da anca e dos pés, o twist atraiu a juventude pela sua simplicidade e exuberância. Sem passos específicos, esta nova dança dispensou o contacto físico e influenciou definitivamente o modo de dançar das gerações seguintes.
domingo, 27 de dezembro de 2009
Jazz Dance
O Jazz Dance é uma importante forma de se expressar artísticamente, recebeu influências de diversos estilos e princípios técnicos do ballet e dança contemporânea.
Possuindo diversas variações como: Modern Jazz Dance, Soul Jazz, Rock Jazz, Jazz de Rua, Free Style entre outras.
O Jazz é uma forma de expressão pessoal criada e sustentada pelo improviso. Dizem que a origem da Dança Jazz tem raízes essencialmente populares. Com uma evolução inicial paralela à da música Jazz, surgiu nos E.U.A no final do século passado. Podendo-se afirmar que nasceu da cultura negra.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
valsa
Quando a valsa apareceu, com seu ritmo alegre e envolvente, caiu no gosto popular, mas as classes da aristocracia e da alta sociedade a achavam imoral por ser dançada por pares entrelaçados, ficando proibida por décadas. No fim do século XVIII a antiga dança campesina passou a ser aceita pela alta sociedade, especialmente pela sociedade vienense.
A Valsa chegou ao Brasil com a chegada da corte portuguesa ao país, em 1808, e foi a dança de salão preferida da elite Carioca até a chegada da polca, em 1845. Ao longo da segunda metade do século XIX ela continuou a ter grande aceitação e foi, um dos únicos espaços públicos de aproximação que a época oferecia a namorados e amantes.
Hoje em dia não possui mais a popularidade de antes, mas está presente com frequência em bailes de formatura e casamentos.
Tango
A música do tango não tem uma origem muito clara. De acordo com estudos que não dispõem de numerosa documentação, o tango descenderia da habanera e se interpretava nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu, nas duas últimas décadas do século XIX, com violino, flauta e guitarra (violão). O escritor e polemista argentino Jorge Luis Borges afirmou que por suas características o tango só poderia ter nascido em Montevidéu ou Buenos Aires. O bandoneón, que atualmente caracteriza o tango, chegou à região do Rio da Prata por volta do ano 1900, nas maletas de imigrantes alemães. Não existem muitas partituras da época, pois os músicos de tango não sabiam escrever a música e provavelmente interpretavam sobre a base de melodias já existentes, tanto de habaneras como de polcas.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Rumba
Rumba é uma dança cubana em compasso binário e ritmo complexo que influenciou e foi incorporado ao Flamenco. No flamenco, caracteriza-se por um estilo mais suave e descontraído, de certa forma alegre, e de carácter menos misterioso do que os outros palos flamencos, como seria o caso da buliria, por exemplo. Em termos da melodia, a escala menor harmónica não é tão utilizada quanto nos outros palos, sendo que geralmente uma escala diatónica predomina e interage em breves momentos com a menor harmónica em suas notas ciganas (o que de certo modo ajuda a manter as características do flamenco nesse estilo diferente).