quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

valsa


A Valsa nasceu na Europa, na Áustria e Alemanha, inspirada no minueto e no laendler, dança alemã campestre antiga. A origem da palavra vem do alemão waltzen, que quer dizer dar voltas. É uma dança de compasso ternário, com três andamentos, rápido, moderado e lento.

Quando a valsa apareceu, com seu ritmo alegre e envolvente, caiu no gosto popular, mas as classes da aristocracia e da alta sociedade a achavam imoral por ser dançada por pares entrelaçados, ficando proibida por décadas. No fim do século XVIII a antiga dança campesina passou a ser aceita pela alta sociedade, especialmente pela sociedade vienense.

A Valsa chegou ao Brasil com a chegada da corte portuguesa ao país, em 1808, e foi a dança de salão preferida da elite Carioca até a chegada da polca, em 1845. Ao longo da segunda metade do século XIX ela continuou a ter grande aceitação e foi, um dos únicos espaços públicos de aproximação que a época oferecia a namorados e amantes.

Hoje em dia não possui mais a popularidade de antes, mas está presente com frequência em bailes de formatura e casamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário